Styling de Casamentos

Decoração

Styling não é um conceito muito compreendido quando diz respeito a casamentos. O conceito e todo o ritual de casamento tem vindo a mudar ano após ano e é agora um mercado muito mais rico e complexo. Os clientes são cada vez mais exigentes e cada vez mais procuram ter mias por menos ou pelo menos justificar o investimento feito com um resultado diferenciado e original. Todos os noivos procuram ter pormenores únicos e ideias diferentes no seu casamentos. É aqui que a nossa abordagem enquanto designers gráficas nos ajuda imenso a sermos abertas a ideias fora da caixa. Não questionamos tanto mas sonhamos mais e acreditamos sempre que tudo é possível (com o budget certo, claro!) então não nos limitamos ao óbvio. A nossa cultura visual ajuda-nos a sermos todos os dias estimuladas por detalhes diferentes, de modo a que procuramos sempre não olhar para casamentos para nos inspirarmos para casamentos. Procuramos inspiração em pormenores simples como cores, texturas, padrões, cheiros, sombras, gestos ou relações humanas, em ruas ou detalhes de arquitectura... E encontramos sempre significado e características em imagens que nos transmitem muito mais do que uma coisa concreta. Isto ajuda-nos a construir um conceito.

Wedding styling não é o mesmo do que wedding planning, pelo que oferecemos esses dois serviços separados, estando o styling incluído no serviço de wedding planning. Styling é pensar num projecto de decoração e projectar um ambiente para todos os momentos do casamento, mesmo para o dress code. É pensar num história para contar, baseada no casal e no que representam como um só e separados. E esses detalhes reflectem-se em elementos como flores, jóias, iluminação, bolo, backdrops, mobiliário, design gráfico, entre outros. Às vezes são os pequenos detalhes que determinam o look de um casamento. Podem ter um budget muito contido mas não precisam de investir muito para se diferenciarem e criarem algo único, basta fazerem-se investimentos inteligentes. Adoramos vestir casamentos com traços únicos como cerâmicas feitas à mão (sempre edição limitada), table runners e guardanapos tingidos à mão feitos para cada casal, velas de cor dentro do tema, peças de estacionário, assim como outros detalhes. Às vezes menos é mais e devem ser inteligentes nas escolhas que fazem para não saturarem a decoração.

Pessoalmente, nós meio que odiamos a palavra ‘tema’. Tentar criar um tema para o casamento pode gerar muito stress desnecessários e pode restringir-vos muito a criar. Criar alguns obstáculos e limitações, o que acreditamos que não devem existir quando diz respeito ao styling, e pode gerar conflitos e preocupações desnecessárias. Pelo contrário, o vosso casamento deve ter um conceito e um mood board. O conceito é o mind set e atmosfera que procuram para o vosso casamento e que vos representa enquanto casal e o tipo de evento e experiência que querem proporcionar. O mood board ajuda-vos a estabelecer logo à partida uma palete de cores e dá-vos imagens de referência para se inspirarem em algo fora do registo dos casamentos. Isso ajuda-vos a criar algo único e especial, focando em detalhes que são uma linha condutora para uma atmosfera e que vai reflectir o vosso conceito.

Sabemos o quão assustador pode ser começar a criar um estilo para o vosso dia, mas deem um passo atrás, não olhem para outros casamentos e inspirem-se no que vos rodeia. A partir daí acreditamos que será muito mais fácil criarem algo vosso e nunca perderem o vosso conceito de vista. Sejam verdadeiros à vossa essência e não tenham medo de arriscar. O amor é irreverente! Sejam também!