Graphic Design Girls!

Design Gráfico

June 9, 2018

Quem nos conhece provavelmente sabem que somos doidas por paletas de cores, padrões e texturas. Ambas tirámos a licenciatura de Design Gráfico na Universidade de Aveiro (sim, foi aí que nos apaixonámos uma pela outra! haha) e desde aí trabalhámos ambas no meio corporativo. Só mais recentemente, há cerca de dois anos e meio, é que descobrimos o maravilhoso mundo dos casamentos! Nenhuma de nós é casada ou já foi a muitos casamentos na vida (choque absoluto!) mas somos muito emocionais e adoramos pessoas, então vibramos completamente com casamentos. Somos pelo amor!

Tendo em conta o nosso percurso, nunca nos imaginámos a trabalhar neste nicho de mercado e, muito menos continuarmos todos os dias a sonhar e a fazer o que mais nos apaixona, design. Primeiro que tudo, o que nos levou a trabalhar na área dos eventos foi o facto de efectivamente conseguimos ter mais liberdade criativa com algumas propostas (os nossos briefings são histórias de vida e/ou mood boards, how cool is that???) e o segundo foi que encontrámos um propósito em desenvolver conceitos e comunicar não só uma mensagem, mas emoções. Muitas pessoas encaram o design como algo supérfluo e irrelevante no que diz respeito aos casamentos, mas nós acreditamento vivamente que uma noiva(o) que faz questão de ter uma linha condutora / conceito no teu dia de casamento, o que torna o design algo essencial. Não faz sentido ter detalhes no dia do casamento que não se enquadram com o espaço, com a decoração ou com os noivos. Desta forma defendemos que o design é a chave para ter um dia de sonho!

Para aqueles que se entusiasmam com detalhes como convites de casamento ou estacionário podemos partilhar convosco um pouco do que é o nosso processo de trabalho (que é ainda mais coeso quando também estamos encarregues da decor e planeamento do dia). Primeiro de tudo definimos uma paleta de cores e um mood board inspiracional, tendo em conta o venue e os inputs criativos e informativos dados pelos noivos (já partilhámos convosco a importância de ter um mood board no vosso casamento, podem ver esse post aqui). Nós pesquisamos imagens que nos inspirem para construir os nossos mood boards, que possam de alguma forma vincar a decoração e atmosfera do espaço (sejam eles gestos, texturas, padrões, materiais, sítios, etc.). Não há regras, há que criar livremente porque esta é a fase do processo onde há mais por onde explorar e, com poucas imagens tentamos traduzir a atmosfera do vosso casamento. A seguir a isso fazemos algumas questões que influenciam as nossas decisões criativas relacionadas com tipos de letras, estilo de ilustração, formatos, etc. Tenham em consideração que nós somos pessoas com um background de comunicação, então gostamos sempre de criar peças mais singulares e irreverentes. Portanto se procuram algo muito comum por norma não são projectos que nos entusiasmam tanto. Aliás, todos os nossos projetos são únicos e não fazemos reproduções (apenas das nossas colecções). O que nos move é criar algo fresco, minimal, que vos surpreenda e não pareça necessariamente uma peça de um casamento. Às vezes são ilustrações ou composições que podem guardar na vossa casa e daqui a uns anos ao olharem para trás continuarem apaixonados por elas. Não se esqueçam que o vosso menu ou convite de casamento não é uma peça de decoração, é um complemento da mesma. Desta forma não têm de transpor nela tudo o que vão ter na decoração (cores, texturas, ilustrações de flores, etc.). Pode ser algo tão simples como usarmos um bonito papel de algodão com uma tipografia a preto com bastante personalidade e balançada com outra mais discreta e minimal, continuando a ser algo super elegante.

Após esse processo, discutimos todas as revisões necessárias com o casal e tudo é desenvolvido com conjunto para por fim ser enviado para produção. Acabamentos de qualidade são tão importantes como ter um bom design. Ter um design cool num papel que não realça e não se equilibra com o mesmo é realmente uma pena! Desta forma só trabalhamos com papéis de algodão de alta qualidade prontos para terem o melhor acabamento possível em impressão digital. Por último, damos os últimos toques no escritório, detalhes manuais são connosco! Aplicação de folha de ouro, cortes especiais, lacre, etiquetas, fios, dobras especiais, autocolantes, etc. (esta é sempre aquela fase em que nos queremos matar exaustas de tanto trabalho manual!). Mas nada nos dá mais prazer do que entregar tudo aos nossos clientes e ver a vossa cara de felicidade quando veem as peças!


Nós adoramos tanto fazer design como adoramos casamentos e, prometemo-vos que o vosso casamento será único! Apaixonem-se por alguns dos nossos trabalhos abaixo. E lembrem-se… Less is more!